Trabalho Física Aplicada
R: Lei da Gravitação Universal (de Newton)
Entre dois pontos materiais quaisquer atuam as forças de atração recíprocas cuja intensidade (F) é diretamente proporcional às massas (m1 e m2) e inversamente proporcional ao quadrado da distância entre elas (r). O coeficiente de proporcionalidade () designa-se por constante de gravitação .
em que Lei de Coulomb
A força de interação eletrostática entre duas cargas elétricas pontuais (elementares), em vazio, é diretamente proporcional ao produto dos valores numéricos das cargas q1 q2 e inversamente proporcional ao quadrado da distância r a que se encontram as cargas.
O coeficiente de proporcionalidade é dado por
em que é a constante dielétrica . Observando as fórmulas correspondentes às duas leis, conclui-se que são formalmente idênticas. Há duas grandezas que surgem em ambas as fórmulas, que são a força F e a distância r. As outras grandezas, massas e cargas elétricas, são de natureza diferente . Além disso, na Lei da Gravitação a força é de atração e na lei de Coulomb pode ser de atração, se as cargas são de sinais contrários e de repulsão, se forem do mesmo sinal.
A Lei da Gravitação Universal foi deduzida por Newton a partir das Leis de Kepler
A Balança de Cavendish permite verificar experimentalmente a Lei da Gravitação Universal.
A Lei de Coulomb foi determinada experimentalmente por Coulomb em 1785, com auxílio da Balança de Coulomb por si desenvolvida.
Ambas as balanças são de torção e relacionam a força com um ângulo.
2. Se as ondas não transportam matéria, como um surfista se desloca no mar?
R: Em alto-mar , as ondas não transportam matéria, são apenas energia se propagando.
Mas, nas proximidades da praia, devido à diminuição brusca de profundidade por um banco de areia ou coral, as ondas "quebram", provocando movimento de toda a massa de água e