Fontes CC
ELETRÔNICA
Fontes de Corrente Contínua
Fontes de corrente contínua (CC): A função de uma Fonte de Corrente Contínua é transformar a corrente alternada recebida em corrente contínua para o aproveitamento em equipamentos eletrônicos. O processo de conversão geralmente acontece seguindo os seguintes passos:
Transformador: transforma a tensão alternada e a corrente de entrada em um valor utilizável em corrente contínua.
Ponte retificadora: retifica as ondas a fim de produzir uma saída polarizada DC.
Filtragem: filtra a tensão tornando a corrente contínua.
Regulação: regula a saída de modo a se obter uma tensão o mais constante possível.
Transformador - relação de transformação É a relação direta entre o número de espirais do primário (entrada) e do secundário (saída).
Retificação Existem diversas formas de ligar diodos para criar um retificador e converter de AC para DC. Usando um único diodo já se pode obter corrente contínua, porém apenas a parte positiva da onde é aproveitada. Na maioria dos casos, a melhor alternativa é fazer uma ponte retificadora, que produz uma retificação de onde completa (aproveitando as partes positiva e negativa da senóide).
Filtragem
A filtragem é feita por capacitor eletrolítico de grande valor ligado a saída CC, que age como uma espécie de reservatório, fornecendo corrente enquanto a tensão na ponte retificadora diminui.
Regulação
Circuitos Integrados reguladores estão disponíveis com valores fixos (normalmente 5, 12 e 15V) ou tensão de saída variável. São classificados pela corrente máxima que deixam passar. Reguladores de tensão negativa também estão disponíveis, principalmente para o uso em fontes duplas. A maioria dos reguladores incluem proteção automática de excesso consumo(proteção sobrecarga) e sobreaquecimento (proteção térmica).
Esquema completo