FONTE CC
Fig.2 –Diagrama Esquemático
Nomenclatura VL – Tensão na carga
IL – Corrente na carga
Vin – Tensão Entrada inversora
Vni – Tensão Entrada não-inversora
Vref – Tensão de referência
Rsc - Resistor de Sobrecorrente
Vx – Tensão no divisor de tensão
C – Capacitor
RL - Resistor de carga
3 – MEMÓRIA DE CÁLCULO
Para determinar os valores dos resistores, fizemos analise das correntes, como a resistência de entrada do amplificador operacional é alta, a corrente que entra é praticamente desprezível, outro conceito importante é que os Amplificadores amplificam diferenças na entrada.
Figura3- Analise das correntes
A tensão de referência que irá à entrada inversora do amplificador operacional, interno ao LM723, é proveniente de divisor de tensão da saída, e essa tensão de referência é chamada de Vx:
Quando R1 = R2,
Vo = 2Vx, logo: A=2
Escolhemos esta situação, pois, com este ganho nossos cálculos são facilitados e para um ganho menor que 2, Vref (dado pelo Datasheet do Amplificador Operacional) precisaria ser maior.
Como R1=R2 optamos por um resistor 22kΩ para que a corrente fique na casa de mA.
3.1 - Cálculo de R3, R4 e P1:
Objetivo: Ter na saída 4 v a 12 v.
Para Vo = 4 v
Vx será igual a 2 v.
Para Vo = 12 v
Vx será igual a 6 v.
Iref
Iref =
3.1.1 - Cálculo P1
Optamos por um potenciômetro de 10kΩ para que o valor das entradas inversora e não inversora tenham a mesma amplitude de valor.
Iref =
Iref = 400μA
Através do datasheet do LM723 a corrente máxima de Iref é de 15mA, portanto estamos trabalhando dentro da faixa especificada.
3.1.2 - Cálculos de R3 e R4
R3 =
R3 =
R3 = 2,5kΩ
R4 =
R4 =
R4 = 5kΩ
Foram utilizados na montagem, R3 = 2k2 e R4 = 4k9, por se tratar de valores comerciais mais próximos aos valores ideais calculados.
3.2 - Cálculo de Rsc
Como Rsc está em série com a saída, a corrente máxima que passa por ele é de 1A. Para que o circuito de proteção funcione, essa corrente deverá