Trabalho Fundações
CURSO DE ENGENHARIA CIVIL
MARCOS ROBERTO SOUZA
VANESSA SANT’ANA DELFINO
DIMENSIONAMENTO DE FUNDAÇÃO RASA COM SAPATA
E FUNDAÇÃO PROFUNDA COM ESTACA CRAVADA
PRÉ-MOLDADA DE CONCRETO
CRICIUMA, JUNHO DE 2013.
MARCOS ROBERTO SOUZA
VANESSA SANT’ANA DELFINO
DIMENSIONAMENTO DE FUNDAÇÃO RASA COM SAPATA
E FUNDAÇÃO PROFUNDA COM ESTACA CRAVADA
PRÉ-MOLDADA DE CONCRETO
Trabalho sobre Fundações rasa e profunda, apresentado ao Professor Adailton Antônio dos Santos na disciplina de Fundações e Obras do Curso de Engenharia Civil da Universidade do Extremo Sul Catarinense, UNESC.
CRICIUMA, JUNHO DE 2013.
SUMÁRIO
LISTA DE TABELAS
LISTA DE FIGURAS
ANEXOS
Anexo A – Boletim de Sondagem 34
Anexo B – Planta de Cargas 38
Anexo C – Perfil Estratigráfico. 39
Anexo D – Planilhas de cálculo para fundações profundas 40
Anexo E – Planta de Fundação Rasa 42
Anexo F – Planta de Fundação Profunda. 43
1 INTRODUÇÃO
Fundação é o elemento estrutural que tem por finalidade transmitir as cargas de uma edificação para uma camada resistente do solo. Existem vários tipos de fundações e a escolha do tipo mais adequado dá-se em função das cargas da edificação e da profundidade da camada resistente do solo (RODRIGUES, 2008, p. 35).
As fundações podem ser classificadas como fundações rasas e profundas. As fundações rasas podem ser do tipo baldrames, radier e sapatas, segundo Terzaghi (1943) as sapatas podem ser corrida, quadrada, circular, retangular, mas sabe-se que podem ser projetadas e executadas em outras formas geométricas como triangulares ou pentagonais, por exemplo. Já as fundações profundas são as do tipo estacas com perfuração maior que 5 metros de profundidade, podem ser as estacas escavadas moldadas in loco ou estacas cravadas pré-moldadas de