TRABALHO DE FUNDAÇÕES
1. Introdução 4
2. Investigação Geológica 5
3. Métodos Geofísicos 11
4. Aerofotogrametria 15
5. Sondagem de simples reconhecimento a percussão. O SPT 20
6. Medição de torque em sondagens de simples reconhecimento. O SPT-T 25
7. Conclusão 27
8. Bibliografia 28
1. Introdução
Uma investigação adequada do terreno é uma atividade preliminar essencial à execução de um projeto de engenharia civil, onde, devem ser obtidas informações suficientes para permitir que seja elaborado um projeto seguro e econômico e para evitar todas as dificuldades que surgem durante a construção.
2. Investigação Geológica
O primeiro requisito para se abordar qualquer problema de Fundações consiste num conhecimento, tão perfeito quanto possível, das condições do subsolo, isto é, no reconhecimento da disposição, natureza e espessura das suas camadas, assim como das suas características, com respeito ao problema em exame. Tal conhecimento implica, pois, na “prospecção” do subsolo e na amostragem ao longo do seu decurso.
A importância desses estudos é tão evidente que alguém já comparou o engenheiro que o omitisse, com um cirurgião que operasse sem um prévio diagnóstico ou com um advogado que defendesse uma causa sem um prévio entendimento com o seu cliente.
Tanto a escolha do método e da técnica como a amplitude das investigações devem ser função das dimensões e finalidades da obra, das características do terreno, dos dados disponíveis de investigações anteriores e da observação do comportamento de estruturas próximas.
Com efeito, para um estudo prévio, os mapas geológicos fornecem, muitas vezes, indicações úteis sobre a natureza dos terrenos. Do mesmo modo, o conhecimento do comportamento de estruturas próximas existentes, em condições semelhantes à que se pretende projetar propicia valiosos subsídios.
Método de exploração do subsolo
Os principais métodos empregados para a exploração do subsolo podem ser classificados nos seguintes grupos:
Com retirada de amostras (deformadas ou