TRABALHO FUNDAMENTOS Da Lingua Portuguesa 2015
CENTRO DE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA
FUNDAMENTOS E METODOLOGIA DE LINGUA PORTUGUESA
Sumaré – SP
2015
UNIVERSIDADE ANHANGUERA - UNIDERP
UNIVERSIDADE ANHANGUERA – UNIDERP
CENTRO DE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA
Atividade Prática Supervisionada (ATPS) entregue como requisito para conclusão da disciplina “Fundamentos e metodologia da língua portuguesa”.
SUMARÉ – SP
2015
UNIVERSIDADE ANHANGUERA - UNIDERP
INTRODUÇÃO
Sabemos que o meio de expressão de todas as línguas humanas é o som produzido pelo aparelho fonador. Mas a maior parte delas, no entanto, possui um segundo meio de expressão: a escrita. E, em algumas culturas fundamentalmente fechadas, onde é possível preservar o conhecimento do grupo transmitindo-se oralmente, de geração para geração, toda a substância essencial da memória, não há necessidade da escrita. No entanto em nossa cultura, heterogênea e aberta, registrar por escrito os fatos é valor fundamental para preservação futura.
Apesar de haver correlações entre fala e escrita, o ato de escrever é muito diferente do ato de falar. E a grande diferença reside essencialmente no fato de o interlocutor estar presente na hora da fala e ausente no momento em que escrevemos.
Como localizar para quem escrevemos?
Quem nos lerá? De que modo seremos interpretados e... será mesmo que nossa mensagem pôde ser decodificada? Quando falamos, qualquer problema na interpretação ou compreensão pode ser imediatamente retomado e solucionado através de uma interrupção de quem nos ouça; além do que, quando conversamos ou somos ouvidos, outros componentes da "fala" formam um ambiente propício: gestos, expressões faciais, tons de voz que completam, modificam, e reforçam o que dizemos. VARIAÇÕES NA ESCRITA DOS ALUNOS
1.
2.
3.
4.
5.
6.
7.
8.
9.
10.
11.
12.
13.
14.
15.
16.
17.
18.
19.
20.
Alface
Caixa
Roupa
Vassoura
Travesseiro
Cobertor
Mortadela
Peixe
Cadeado
Ouro
Tesoura
Almoço
Colher
Pneu
Manteiga
Relógio
Casa
Ambiente
Passear
Orar
Alfassi
Caxa