Trabalho fundamental
ESCOLA DE SERVIÇO SOCIAL – CORAÇÃO EUCARÍSTICO
FUNDAMENTOS HISTÓRICOS TEÓRICOS E METODOLÓGICOS DO SERVIÇO SOCIAL
Exercício individual a partir do livro: INTRODUÇÃO AO TRABALHO SOCIAL
Laudelicy Cristiane Bastos
Belo Horizonte
2011
INTRODUÇÃO
A reportagem escolhida fala sobre um mutirão de construção de casas populares na comunidade quilombola de Olhos D’água, em Tavares, No Rio Grande do Sul. Os recursos usados para a construção das casas são do Programa Minha Casa Minha Vida do Governo Federal. Segundo Ocimar Pires Duarte, presidente da Associação Vó Marinha, Seria muito difícil realizar o sonho das famílias quilombolas de construir as casas, sem o Recurso do Governo Federal. O projeto que foi elaborado pela Associação Comunitária Quilombola Vó Marinha, em parceria com a Emater/RS-Ascar e com o Instituto de Assessoria as Comunidades Remanescentes de Quilombos, disponibilizou arquiteto e assistente Social. As Obras estão sendo realizadas em mutirão pela própria comunidade de acordo com um cronograma.
PARTE I
A área de atuação relacionada ao tema escolhido, de acordo com o Capitulo I do Texto de Ezequiel Ander Egg, é a de moradia, de acordo com a citação abaixo:
"Nos programas de mutirão, o trabalhador social intervém ao longo do processo todo, do estudo de seleção das famílias participantes, Organização dos grupos para a construção das casas e, em alguns casos, a organização dos participantes em cooperativas, à educação familiar para a ocupação das futuras moradias. Em certos casos, a tarefa do trabalhador Social continua após a construção das moradias, em trabalhos de estimulo comunitário, de manutenção do conjunto habitacional...” (ANDER EGG, 1995, P. 31) PARTE II
As Funções do Social apropriadas para lidar com o tema escolhido são: