Trabalho Funda Es
A Estaca Strauss é o tipo de escavação mecânica mais antiga. É considerada escavada, pois há necessidade de fazer a remoção do solo antes de ser inserida. Após isso, enche-se de concreto, simples ou armado, as perfurações que foram escavadas. A Strauss está disponível no mercado com as seguintes informações sobre cargas e características técnicas:
(Fonte: http://www.fxsondagens.com.br/estaca-strauss.html)
Leva vantagens sobre estacas pré-moldadas pelo fato de ter a possibilidade de se fazê-la in loco, fazendo com que o concreto preencha todos os espaços vazios da perfuração e não ocasione o desperdício de material. Isso aumenta o atrito lateral entre a estaca e solo. Mas também tem sua desvantagem com relação às mesmas estacas pré-moldadas tendo em vista o empuxo que a Estaca Strauss promove o que ocasiona a diminuição do mesmo atrito lateral entre a estaca e o solo.
Caracteriza-se ainda por não ter a sua base alargada e, na maioria das vezes, não é armada. A armadura serve apenas para arranque ou ancoragem.
As Estacas Strauss levam vantagem quando o assunto é o custo/benefício. Além disso, não gera vibrações no solo suficientes para danificar fundações vizinhas. Vale ainda o ressalte sobre a leveza e a simplicidade do equipamento que emprega.
Contudo, também possui desvantagens. Uma delas é o fato de que esse tipo de estaca produz muita lama causando um desconforto no aspecto visual. Também sofre com relação às cargas. Uma Estaca Strauss pode ter até metade da capacidade de carga de outra estaca pré moldada. E por fim, há dificuldade na escavação de solo mole de areia fofa por causa do estrangulamento.
Execução
A colocação da estaca Strauss é feita com um equipamento chamado Bate Estaca Strauss. A escavação é feita com um tubo que pesa em torno de 700kg e possui diâmetro um pouco menor que o tubo de revestimento.
Abre um furo no solo com um soquete para colocar o primeiro tubo. Aprofunda-se o furo com golpes de sonda de percussão. Rosqueia-se o tubo