Trabalho De Solos E Funda Es
Curso: TÉCNICO EM EDIFICAÇÕES
Disciplina: SOLOS E FUNDAÇÕES
Turma: C.T.E – 027
Data: 25/03/2015
SOLOS E FUNDAÇÕES
A primeira parte do prédio a ser construído são suas fundações, que ficam em contato direto com o solo, e têm a importante função de transmitir a ele todo o peso da construção. A fundação é o alicerce, o que segura a casa no lugar. Fundação é o elemento estrutural, geralmente enterrado, que serve para suportar o peso do prédio e pode ser executada com diversos tipos de materiais. Dependendo do tipo de terreno encontrado no local das obras, adotam-se tipos diferentes de fundações.
1. TIPO DE SOLO
As fundações são a base de uma construção e devem ser adequadas para aguentar seu peso e mantê-la de pé em qualquer tipo de solo que se encontre, evidentemente, desde que este tenha capacidade de sustentação.
Para a escolha do tipo de fundação interessa, portanto, saber:
• tipo de solo
• carga da construção e sua distribuição
Serão vistos aqui apenas alguns tipos de fundações diretas, pois as profundas exigem a realização de sondagem e estudos específicos por especialistas.
2. TIPOS DE FUNDAÇÕES
a. Baldrame
O baldrame é uma fundação direta, geralmente de concreto, que pode ser contínua para as paredes (fundação corrida ou sapata corrida) ou sapata para pilares. No caso particular de paredes, a sapata tem forma retangular.
Feita a cava destinada ao baldrame (sapata contínua), seu fundo deve ser apiloado (compactado com soquetes), de modo que fique bastante firme. Após essa compactação deve ser executado um berço de aproximadamente 5 cm, constituído por:
• concreto magro; • colchão de areia; ou • pedras cravadas no solo.
O fundo das cavas de fundações deve ser nivelado, para tanto mede-se a distância do fio até o fundo que deve ser sempre igual a H .
Se o terreno não for plano, o fundo da cava deve ser executado em degraus para evitar o escorregamento do concreto da