Trabalho: fonema
__A fônica é um método para ensinar a ler que se concentra na relação entre os sons (fonemas) e as letras (grafemas). Um fonema é a menor unidade de som em uma lígua, mas não necessariamente uma única letra é um fonema- por exemplo, “ee” em “bee” (abelha) corresponde a um fonema. Os lingüistas identificam aproximadamente 44 fonemas no iglês.
A fônica sintética é o foco da atenção na Inglaterra, mas é também o mais antigo e mais tradicional dos métodos fônicos. Ela supõe que a simples decodificação é tudo de que precisamos para ler e ensina os sons de letras individuais e os 44 fonemas do inglês. As crianças são ensinadas a dizer os sons das letras nas palavras e a “uni-los”.
Então, de alguma maneira, transformamos “mer”-“a”- “ter” em (mat) e fracassamos, desoladamente, quando chegamos aos padrões mais complexos das palavras de um texto simples, por exemplo, “Said”, “the”, “any”.( em português essas palavras significam:Said - substantivo e adjetivo,the-artigo,o,a,os,as,any-pronome,nenhum,algum,qualquer.)
__A fônica analítica baseia-se nas modernas pesquisas lingüísticas, e as crianças são gradualmente ensinadas a examinar segmentos de palavras padrões frequentes nos sons e nas palavras. Esta abordagem começa focalizando os sons iniciais das palavras, chamados de “início”, e os fonemas finais, chamados de “rimas”. Isso envolve muitas brincadeiras divertidas com o alfabeto e os sons das letras (consciência alfabética), e podemos ajudar as crianças a se divertirem com a aliteração dos mesmos sons iniciais enrolando a língua, e com as rimas finais, iguais ou semelhantes das palavras que rimam em músicas, poesias e versos.
Mesmo essas definições simplificadas deveriam deixar claro que usar a fônica no ensino inicial da leitura talvez não seja uma estratégia simples e sem problemas para todas as crianças e todos os professores. Entretanto, algumas lorotas sobre a fônica estão sendo atualmente promovidas nos mais altos