Trabalho Fisica Relatorio
FENÔMENOS FÍSICOS E QUÍMICOS E SUAS APLICAÇÕES IIl
2013/02
UBERABA / MG
CRISTIANO LUIZ DA SILVA 5119016
FENÔMENOS FÍSICOS E QUÍMICOS E SUAS APLICAÇÕES IIl
Relatório Nº 1, sobre Processos de Eletrização, do componente curricular Fenômenos Físicos e Químicos e suas Aplicações IIl, 4º período noturno, orientados pelo Prof. Luciano Henrique Dias de Matos.
2013/02
UBERABA / MG
01. INTRODUÇÃO TEÓRICA
Carga elétrica
A carga elétrica está armazenada em grande quantidade nos corpos ao nosso redor, mas a percepção dela não ocorre facilmente. Convenciona-se a existência de dois tipos de carga, a positiva e a negativa, que, em equilíbrio, são imperceptíveis. Quando há tal igualdade ou equilíbrio de cargas num corpo, diz-se que está eletricamente neutro, ou seja, está sem nenhuma carga líquida para interagir com outros corpos. Um corpo está carregado eletricamente quando possui uma pequena quantidade de carga desequilibrada ou carga líquida. Objetos carregados eletricamente interagem exercendo forças, de atração ou repulsão, uns sobre os outros.
Considera-se um corpo eletrizado quando este possuir número diferente de prótons e elétrons.
Já a Eletrização é o processo de retirar ou acrescentar elétrons a um corpo neutro para que este passe a ser eletrizado.
Os processos de eletrização mais comuns são: Eletrização por Atrito, eletrização por contato e eletrização por indução eletrostática.
Eletrização por atrito
Ocorre quando dois corpos neutros feitos de materiais distintos são atritados entre si, onde um fica eletrizado negativamente (ganha elétrons) e o outro positivamente (perde elétrons).
Eletrização por contato.
Dois corpos condutores, sendo pelo menos um deles eletrizado, são postos em contato, a carga elétrica tende a se estabilizar, sendo