trabalho fisica motor 1711
CURSO DE ENGENHARIA CIVIL
JESSICA RODRIGUES
MARCIELI C DOS SANTOS
MATHUES EBERLE
MOTOR DE STIRLING
CAÇADOR
2014
JESSICA RODRIGUES
MARCIELI C DOS SANTOS
MATHEUS EBERLE
MOTOR DE STIRLING
Trabalho apresentado à disciplina de fisica Il do curso de Engenharia civil, pela Universidade Alto Vale do Rio do Peixe, sob orientação do professor valmor
CAÇADOR
MOTOR DE STIRLING
O motor de Stirling é um motor térmico muito diferente do motor de combustão interna dos automóveis, por exemplo. Alguns protótipos construídos pela empresa holandesa Phillips nos anos 1950 e 1960 chegaram a índices de 45%, superando facilmente os motores a gasolina, diesel e as máquinas a vapor (eficiência entre 20% e 30%).
Inventado por Robert Stirling em 1816, o motor Stirling é mais eficiente do que um motor diesel ou a gasolina. Contudo hoje, os motores Stirling são usados somente em alguns casos específicos, como em submarinos ou geradores de energia auxiliar para iates, onde o funcionamento silencioso é importante. Apesar dele não ter tido grande sucesso comercial, alguns inventores de grande talento trabalham ainda hoje neste motor.
Há 3 configurações básicas deste tipo de motor:
Alfa com cilindros em v;
Figura 1. Stirling na configuração Alfa.
Beta, com êmbolos coaxiais em um mesmo cilindro;
Figura 2. Stirling modelo Beta.
Gama, com cilindros em linha
Figura 3. Modelo gama.
Esse motor é térmico e trabalha a partir da energia proveniente da expansão e contração de um gás e de acordo com a lei dos gases ideais, que relaciona as propriedades do gás: temperatura(T), pressão (P) e volume (V) com o número de mols (n).
PV= nRT
Onde R é a constante universal dos gases. Todo o ciclo termodinâmico envolve transformações com a variação de uma dessas três grandezas fundamentais dos gases,