Trabalho financeiro avon
(Como “saquear” cérebros)
Luiz Carlos Martins
Técnicas para estimular a Criatividade em Grupo
“Alguns animais conseguem identificar o foco de um problema. Os cães e os macacos, por exemplo, conseguem isso. E até mais: conseguem “listar” algumas alternativas para resolvê-lo. Experimentam e avaliam os resultados.
Falta a eles, entretanto, uma faculdade própria do cérebro humano: a capacidade de imaginar. Só o homem tem esta capacidade que lhe permite combinar elementos não pertinentes a um problema para ter uma idéia original, uma solução diferente, inovadora.
Foi exatamente por isso que o homem evoluiu e os cães e os macacos são os mesmos no decorrrer dos milênios. Pois a realidade é esta: só evolui quem imagina.”
Nota do autor: Há diversas técnicas para estimular a criatividade de uma pessoa ou de um grupo. Nas empresas, a técnica que tem se mostrado mais eficaz é o brainstorming, cuja tradução aproximada seria “saquear cérebros”.
Num brainstorming, reunimos um grupo de pessoas, sob a supervisão de um monitor, para que elas deixem a imaginação fluir à vontade – sem restrições nem censuras – e dêem todas as sugestões que lhe vierem à cabeça para a solução do problema colocado em pauta.
Estas “sugestões” são avaliadas posteriormente e então postas em discussão para análise crítica. Bem monitorado, o brainstormig pode se transformar numa ferramenta poderosíssima para a inovação.
Este livro trata do tema de uma forma didática e traz todos os subsídios que você precisa para implementar esta prática na sala de aula ou na sua empresa.
Acreditem: o brainstorming pode ser o seu verdadeiro Mapa da Mina.
Capítulo 1
Tem muita gente que pensa que criatividade é um “privilégio divino” - Deus me deu esse dom! - e tomam posse desse privilégio como se só eles fossem criativos e todos os demais - principalmente as pessoas que não exercem cargos importantes - fossem uma “cambada de incompetentes”, incapazes de terem boas idéias. É