Trabalho Finalizado
CURSO TÉCNICO EM ENFERMAGEM
DALILA DAMASCENO FERREIRA MARTINS
MARIA MADALENA BARROS DE ANDRADE
DOENÇAS INFECCIOSAS E PARASITÁRIAS:
Filariose e Doença de Chagas
Governador Valadares/MG
2014
DALILA DAMASCENO FERREIRA MARTINS
MARIA MADALENA BARROS DE ANDRADE
DOENÇAS INFECCIOSAS E PARASITÁRIAS:
Filariose e Doença de Chagas
Trabalho correspondente às Disciplinas Microbiologia e Parasitologia, do 3º Módulo, do Curso Técnico em Enfermagem, da Escola Técnica José Rodrigues da Silva.
Professor: Marcos Daniel de Oliveira.
Governador Valadares/MG
2014
2
INTRODUÇÃO
Inúmeras são as doenças infecciosas e parasitárias que ocorrem preferencialmente, embora não exclusivamente, nos trópicos.
“A incidência das doenças tropicais nos países com climas tropical e subtropical é assustadoramente maior do que nos países com clima temperado”, conforme explica o médico Pedro Vasconcelos e chefe do Departamento de Arbovirologia e Febres Hemorrágicas Virais do Instituto Evandro Chagas.
Dengue, malária, hanseníase, dentre outras, recebem tão pouca atenção tanto das agências de fomento à pesquisa quanto de laboratórios farmacêuticos que foram batizadas de “doenças negligenciadas”. (VASCONCELOS,)
De acordo com esse médico, o termo "doenças negligenciadas" foi criado para chamar a atenção dos gestores públicos de saúde para a necessidade de se investir mais recursos em pesquisas para desenvolver tratamentos, métodos de diagnósticos, prevenção e vacinas.
O termo se refere a um conjunto de doenças que são endêmicas em populações de baixa renda, principalmente em países em desenvolvimento na África, Ásia e nas Américas. Por isso, geralmente as doenças negligenciadas coincidem com as tropicais (conhecidas como doenças tropicais negligenciadas), mas nem todas as doenças tropicais são, também, negligenciadas.
Dengue, esquistossomose, filariose, doença de Chagas, doença do sono, hanseníase, hantaviroses,