Trabalho FINAL
DEPARTAMENTO ACADÊMICO DE ESTUDOS SOCIAIS
DISCIPLINA DE PSICOLOGIA APLICADA AO TRABALHO
Prof. Marilene Zazula Beatriz
SENTIDOS E SIGNIFICADOS
NAMORO E CASAMENTO
Bruna de Araújo
Daniela Portela
Luna Ollin Steffen
Giovana Batista Andreis
Luciana O. Lima
Felipe Guzella
CURITIBA
2015
SUMÁRIO
1 Introdução 3
2 Método 4 2.1 Participantes 4 2.2 Instrumentos utilizados 5 2.3 Procedimentos 5 2.4 Apresentação dos resultados 6 2.5 Análise de dados 8 2.6 Conclusão 9
TABELAS
Tabela 1: faixa etária dos entrevistados 4
Tabela 2: estado civil dos homens e mulheres 4
Tabela 3: lugares das entrevistas 5
Tabela 4: datas das entrevistas 5
GRÁFICOS
Gráfico 1: estado civil dos entrevistados 6
Gráfico 2: palavra-chave do namoro 7
Gráfico 3: palavra-chave do casamento 7
1 INTRODUÇÃO
Segundo o dicionário Aurélio, namorar representa o fato de amar e se apaixonar. Já, segundo a mesma fonte, casamento significa união e vínculo.
A classificação destes dois atos pelo dicionário tem a ver com a conceituação destas palavras na língua portuguesa, mas nem sempre a opinião da população irá convergir para este mesmo significado. .
Sabe-se que cada indivíduo, sendo único, possui um pensamento diferente sobre certos assuntos. Isto se deve a diversos fatores, como a cultura da sociedade em que vive, valores e crenças; e além disso, cada pessoa possui uma percepção individual para cada um destes aspectos. No caso em questão, discute-se o significado de namoro e casamento.
A ideia de um senso comum é de que a primeira parte do romance, conhecido como namoro, é caracterizado por um período de imenso desejo em se encontrar, fazer tudo junto, estar junto, compartilhando cada minuto, cada experiência do dia a dia. Se ligam com frequência, querem saber onde foram, onde estão, o que fazem.
Já na segunda parte, o casamento, todo o movimento é permitido e até esperado, o casal se perde no mundo um do outro. Não se imaginam