Trabalho Final Mec Maq
Faculdade de Agronomia e Medicina Veterinária
Disciplina: Mecânica de Motores e Máquinas Agrícolas
Professor: Honorato C. Pacco
PNEUS
Gabriela de Souza Neves 11/0118715 Geovana Rocha de Figueiredo Santos 13/0112233
Quércia Mayara Alixandre Pinto 11/0136756
Rebecca Moura Guimarães 11/0138147
Renata Moura da Veiga 11/0138422
Brasília, 1 de dezembro de 2014.
INTRODUÇÃO
No início de sua existência o pneu era conhecido como uma borracha que não passava de uma “goma grudenta”. Para mudar esse conceito, Goodyear confirmou que a borracha cozida em alta temperatura com enxofre mantém sua concentração em elasticidade no frio ou no calor. Em 1844, Charles Goodyear inventou a borracha vulcanizada, que foi depois utilizada para criar o pneu.
Um pneumático, mais conhecido por pneu é um artefato circular feito de borracha, para uso em automóveis, caminhões, aviões, motos, bicicletas, etc. Na maioria das aplicações, é inflado com gases. Em algumas aplicações específicas, por exemplo, em máquinas agrícolas, pode ser parcialmente preenchido com água, para melhorar a tração e reduzir a patinagem.
Geralmente é de cor negra devido ao fato de, durante a fabricação, ser adicionado negro de fumo à composição da borracha. Sem esse elemento, os pneus se desgastariam muito rapidamente.
Em 1888, o veterinário e inventor escocês, John Boyd Dunlop, desenvolveu o primeiro pneu com câmara de ar para um velocípede de seu filho de nove anos de idade. Antes disso, as rodas eram de madeira, ferro, ou materiais compostos, o que prejudicava a condução e conforto. Esse triciclo era utilizado para ir a escola pelas ruas esburacadas de Belfast.
Para resolver o problema de trepidação, Dunlop inflou alguns tubos de mangueira de latex, utilizados em medicina, através de uma bomba de ar de inflar bolas. Depois, envolveu os tubos com uma manta de lona para proteger e colocou em volta da roda do triciclo. Desde então, a maioria das rodas tinham no máximo