Trabalho Filosofia
Trabalho de Filosofia
Nome: Diego Francisco Isabela Souza Nayara Muniz Taliton Oliveira
Professor: Jurandir Socoloski
Ano: 2º A
Senso Moral
Em muitas ocasiões, ficamos contentes e emocionados diante de uma pessoa cujas palavras e ações manifestam honestidade, honradez, espirito de justiça, altruísmo. Sentimos que há grandeza e dignidade nessa pessoa. Sentimos admiração por ela e desejamos imita-la. Tais emoções e sentimentos exprimem nosso senso moral, isto é, a maneira como avaliamos a conduta e a ação de outras pessoas segundo ideias como as de mérito e grandeza de alma.
Não raras vezes somos tomados pelo horror diante da violência: chacina de seres humanos e animais, linchamentos, assassinatos brutais, estupros, genocídio e torturas. Com frequência ficamos indignados ao saber que um inocente foi injustamente acusado e condenado, enquanto o verdadeiro culpado permanece impune. Esses sentimentos também manifestam nosso senso moral, ou a maneira como avaliamos as condutas alheias segundo as ideias de justiça e injustiça.
Consciência Moral
Situações como essas surgem a todo momento em nossa vida. Nossas dúvidas quanto à decisão tomar não manifestam nosso senso moral, mas põem à prova nossa consciência moral, pois exigem que decidamos, por nossa conta, o que fazer, que justifiquemos para nós mesmos e para os outros as razões de nossas decisões e que assumamos todas as consequências delas. Em outras palavras, a consciência moral não se limita aos nossos sentimentos morais, mas se refere também a avaliações de conduta que nos levam a tomar decisões por nós mesmos, a agir em conformidade com elas e a responder por elas perante os outros.
Ética e Violência
Quando acompanhamos a história das ideias éticas, desde a antiguidade até nossos dias, podemos perceber que, em seu centro encontra-se o problema da violência e dos meios para evita-la e controla-la. Diferentes formações sociais