Trabalho filosofia
Protágoras foi o fundador do movimento sofistico. Provavelmente foi o primeiro grego a ganhar dinheiro ministrando aulas em áreas como oratória, critica de poesia, cidadania e gramatica, e era famoso pelo alto preço que cobrava. Foi alvo de uma acusação por professar o ateísmo. Como resultado, foi convidado a deixar Atenas e as suas obras foram queimadas na pça. publica.
A doutrina de Protágoras abrange, pelo menos, três momentos que consistem, 1º: "As Antilogias" 2º: Descoberta do homem-medida 3º: Elaboração do discurso forte.
ANTILOGIAS : A RESPEITO DE TODAS AS QUESTÕES HÁ 2 DISCURSOS COERENTES EM SI MESMO MAS QUE SE CONTRADIZEM. A RESPEITO DE TUDO PODE-SE ENCONTRAR UM PRÓ E UM CONTRA.
Como o objetivo de Protágoras era de preparar o jovem para enfrentar a vida política, ele tinha que avaliar a questão da contradição, já que uma questão política sempre há contestações e que, muito especialmente na Grécia, os debates públicos eram um conflito de opiniões opostas. Formar os alunos era dotá-los de uma retórica e de uma arte da persuasão que concluísse a capacidade de argumentar e contra-argumento.
"Não estou em disposição de falar nem se existem, nem se não existem, nem quais são; efetivamente, muitas coisas impedem de saber; não só a obscuridade do problema mas a brevidade da vida humana" Há dois discursos que se contradizem : o da crença e o da descrença. Agnosticismo de Protágoras.
A obra "As Antilogias" mostraram uma natureza instável e indecisa,