TRABALHO FILME O PODER ALÉM DA VIDA
ESCOLA DE EDUCAÇÃO FÍSICA, FISIOTERAPIA E TERAPIA OCUPACIONAL
CURSO DE EDUCAÇÃO FÍSICA
FILME: O PODER ALÉM DA VIDA
BELO HORIZONTE
NOVEMBRO / 2012
O que o corpo significa para os atletas e treinador?
Para o treinador da equipe da universidade, o corpo é sinônimo de resultado, de vitória. Ele não se preocupa com a pessoa, com o ser. Ele se preocupa apenas com a imagem, com o corpo e, principalmente, com os resultados obtidos através de um corpo sadio. Quando ele procura saber, medicinalmente, sobre a real possibilidade de recuperação do atleta no que diz respeito à condição para treinar e competir e recebe a notícia que o atleta nunca mais vai poder competir, o treinador não se preocupa com o psicológico do jovem, muito menos com o amparo que ele deveria ter. O treinador apenas descarta o atleta de seus planos e de suas pretensões.
Para o senhor (Sócrates) que passa a treinar o atleta, que podemos dizer que é a sua própria força interior, o “EU” do personagem, o objetivo é fazer com que o atleta acredite no poder do pensamento. Ele passa a informação que em nosso interior existe um gigante adormecido capaz de buscar a superação que precisamos.
Para os atletas da universidade, o corpo é fruto do trabalho, é um mecanismo, é a estrada que os leva à vitória, é a condição para a obtenção dos resultados pessoais.
Para o atleta principal (Dan), além do mesmo significado que o corpo tem para os outros atletas, pois ele sempre foi arrogante e orgulhoso, com o acidente que ele teve, resultado de suas atitudes inconsequentes, após uma reciclagem íntima, o corpo passa a ser objeto de superação, algo que é reparável, algo que a mente pode ter o total controle através da libertação do verdadeiro “EU”. O sucesso de Dan torna-se evidente quando ele realmente encontra amor no que ele faz.