Trabalho feito
METODOLOGIA
A metodologia buscou aproximar as teorias analisadas ao cotidiano dos pesquisados. Tem como objetivo analisar a classificação e o comportamento dos custos em indústria do setor, além de comprovar, analisar e firmar os conceitos sobre como a contabilidade de custos fornece um diferencial competitivo a empresa.
Buscou-se recolher informações e conhecimentos prévios acerca do objetivo, através de uma pesquisa bibliográfica já realizada sobre temática abordada, que:
Explica um problema a partir de referenciais teóricos publicados em documentos. Pode ser realizada independentemente ou como em parte da pesquisa descritiva ou experimental. Ambos os casos buscam conhecer e analisar as contribuições culturais ou científicas do passado existentes sobre um determinado assunto, tema ou problema. (CERVO; BERVIAN, 1983, p.55).
Quanto ao método de pesquisa foi utilizado um estudo de caso que:
(...) é caracterizado pelo estudo profundo e exaustivo de um ou de poucos objetos, de maneira a permitir conhecimentos amplos e detalhados ao mesmo, tarefa praticamente impossível mediante os outros tipos de delineamentos considerados. (GIL, 1999, p. 73)
O processo de observação consistiu em uma visita a fábrica, com uma entrevista com os gestores para identificação das etapas do processo produtos. Além disso, também foram realizadas entrevistas por telefone com questionamentos a certa dos custos incorridos na produção.
E por fim, para descrever os aspectos e comportamentos da população realizou-se uma pesquisa descritiva, que para Andrade (2002) ela preocupa em observar os fatos, registrá-los, analisá-los, classifica-los e interpretá-los, e o pesquisador não interfere neles. Dessa forma, o ambiente da população é observado sem que os resultados sejam manipulados pelo observador. Foram investigados os custos fixos, variáveis, diretos e indiretos da indústria, bem como os sistemas de custeio utilizados a fim de firmar conceitos e objetivos já