Trabalho feito
2. Relacione o trabalho do cientista quando cria uma hipótese ao trabalho do artista.
3.Explique o que se entende por “crise da ciência” no século XIX.
4. Que características comuns podemos identificar no processo de desenvolvimento das diversas ciências particulares, a partir do séculoXVII?
Aplicando os conceitos
5. Distinga as diversas etapas do método experimental a partir do exemplo a seguir.
Claude Bernard descobriu que o sangue de todos os animais contém açúcar, mesmo quenão o tenham ingerido (o que contrariava uma ideia comum na época, de que o açúcar existente nos animais provém exclusivamente dos alimentos). Supôs que deveria haver um órgão capaz de armazena-lo sobuma forma particular e restituí-lo quando necessário (essa suposição foi sugerida por analogia com o mundo vegetal: uma planta transforma a glicose em amido, que é armazenado). Foi dosando a taxa deglicose ao longo de todo o percurso do sangue, partindo do intestino que Claude Bernard descobriu o órgão regulador, cuja existência supusera: o fígado. Mas durante a dosagem de açúcar em fígados deanimais, certa vez, demorando-se para fazer a segunda dosagem, verificou maior quantidade de açúcar e concluiu que “o tecido do fígado vai se enriquecendo com açúcar continuamente, durante certo tempoapós a morte”. Reiniciou as experiências com fígado lavado e pôde demonstrar que o fígado reserva a glicose sob a forma de glicogênio (adaptado de D. Huisman e A. Vergez. Compêndio moderno defilosofia. V. II: O conhecimento. 3. Ed. São Paulo: Freitas Bastos, 1978. P. 191-192).
6. “O que o físico enuncia como o resultado de uma experiência não é o relato dos fatos constatados; é a interpretaçãodesses fatos, é sua transposição para o mundo abstrato, simbólico, criado pelas teorias que ele considera como estabelecidas.” (Pierre Duhem. “Algumas reflexões acerca da física