TRABALHO FAMILIA E MULHER
1 INTRODUÇÃO 3
2 DESENVOLVIMENTO 4
2.1 Divisão Social do Trabalho 5
2.1.1 As Relações Familiares na Contemporaneidade. 6
2.1.2 Mulher Mercado de Trabalho e as Configurações Familiares do Século XX ................................................................................................................................7
3 CONCLUSÃO 8
REFERÊNCIAS 9
1 INTRODUÇÃO
O presente trabalho trata da temática da família e o trabalho na reestruturação produtiva, a saber, a ausência de políticas de emprego e deterioração das condições de vida.
O objetivo é favorecer uma discussão reflexiva a respeito da família e da sua nova configuração na sociedade contemporânea e nesse panorama geral da sociedade contemporânea, fazer um paralelo da transformação dos laços familiares.
A metodologia utilizada foi o texto base: “Família e trabalho na reestruturação produtiva: ausência de políticas de emprego e deterioração das condições de vida” de Lilia Montali.
2 DESENVOLVIMENTO
A mudança na família em relação família-trabalho no contexto das atividades econômicas e a reestruturação produtiva teve por principais consequências o aumento do desemprego, a precarização das relações de trabalho, a mudanças na inserção dos diferentes componentes da família no mercado de trabalho e a deterioração da renda familiar. A família tinha um grande destaque no sistema social e na convivência humana e em grande parte das sociedades tradicionais estudadas por antropólogos como Marx, Weber e Durkheim, a família mantinha uma própria estrutura, onde o patriarca exercia o poder total sobre os demais familiares.
Com a modernidade a configuração familiar tende cada vez mais a se diferenciar da configuração tradicional, o nome família continua o mesmo, porem em seu intimo a família modificou-se completamente.
A falta de oportunidade de trabalho levou os mantenedores a recorrer na inserção de familiares no mercado