comunica o na presta o de cuidados de saude C pia
●
Comunicação na prestação
de cuidados de saúde.
●
Paula César
●
Tas 028
•Modelo conceitual que descreve as relações interpessoais.
•Janela de johari
Olá eu sou a Sra. “Eu”
.
Olá eu sou o Sr.
“Pessoas” .
A sra.“Eu” sabe muitas coisas sobre si mesma.
Que o sr.
“Pessoas”
também sabe. ARENA
A Arena constitui o comportamento conhecido pela pessoa e por qualquer um que a observe. Estão nesta área as características pelas quais, normalmente, a pessoa é conhecida nos grupos dos quais ela faz parte, da sua maneira de falar, de fazer as coisas, das atitudes sociais mais expressivas. O perigo de manter uma arena alargada, pode expor demasiado a pessoa principalmente se aborda aspetos sensíveis da sua vida privada, sujeito às opiniões e valores dos outros. A sra. “Eu”
SABE muitas coisas… Que sr.
“Pessoas
” NÃO sabe. FACHADA
O quadrante fACHADA representa as coisas sobre a pessoa, que ela conhece, mas que esconde dos outros. Quando o foco é o relacionamento interpessoal, estas coisas constituem-se de juízo de valor sobre ela mesma e os outros, julgamento de comportamento e de uma infinidade de coisas que o individuo esconde e dissimula dos demais, podendo variar de assuntos banais até os de grande importância, esta área não deve ser exagerada, incorrendo no risco de não criar relações sólidas.
A sra.“Eu” não sabe muitas coisas sobre si mesma. PARTE CEGA
O quadrante Eu Cego contém as características de comportamento que são fáceis e claramente percebidas pelos outros, mas das quais a pessoa não está ciente, ou plenamente consciente. É nessa área que a pessoa é frequentemente mais crítica com o comportamento dos outros, sem perceber que se comporta da mesma forma. O feedback pode auxiliar na tomada dessa consciência, sendo possível com isso a pessoa tomar a decisão de mudá-las, ou melhorá-las.
E tem muitas coisas que a sra.
“Eu” e o sr.
“Pessoas “ não sabe. INCONSCIÊNTE
São as memórias da infância, potencialidades latentes e questões