primeiros socorros
Autor: Rafael da Silva Iaguczeski – Bombeiro socorrista, resgatista multifuncional, acadêmico de Gestão de Recursos Humanos.
Introdução
Podemos definir primeiros socorros como sendo os cuidados imediatos que devem ser prestados rapidamente a uma pessoa, vitima de acidente ou de mal súbito, cujo estado físico põe em perigo a sua vida, com o fim de manter as funções vitais e evitar o agravamento de suas condições, aplicando medidas e procedimentos até a chegada de assistência qualificada.
Qualquer pessoa treinada poderá prestar os Primeiros Socorros, conduzindo-se com seriedade, compreensão e confiança. Manter a calma e o próprio controle, porem, o controle de outras pessoas é igualmente importante. Ações valem mais que as palavras, portanto, muitas vezes o ato de informar o acidentado sobre seu estado, sua evolução ou mesmo sobre a situação em que se encontra deve ser avaliado com ponderação para não causar ansiedade ou medo desnecessário. O tom de voz tranquilo e confortante dará a vitima sensação de confiança na pessoa que a esta socorrendo.
O desenvolvimento das atividades nas instituições de saúde publica oferece riscos específicos de acidentes de trabalho, sendo assim, os funcionários destas instituições devem ter conhecimentos de princípios básicos em primeiros socorros.
Toda pessoa que estiver realizando o atendimento de primeiros socorros deve, antes de tudo atentar para a sua própria segurança. O impulso de ajudar a outras pessoas não justifica a tomada de atitudes inconsequentes, que acabem transformando-o em mais uma vítima.
A seriedade e o respeito são premissas básicas para um bom atendimento de primeiros socorros. Para tanto, evite que a vitima seja exposta desnecessariamente e mantenha o devido sigilo sobre as informações pessoais que ela lhe revele durante o atendimento.
Objetivos: Conhecer os principais aspectos do comportamento e da conduta de um profissional de saúde que presta um atendimento de