letramento e alfabetizão e o apoio da tecnologia
Laboratório de Leitura e Produção de texto
Docente- Paulo Pereira /Discente- Eliomar Gomes de oliveira Letramento e alfabetização e o Apoio da Tecnologia
A nossa escola atual propõe o letramento e alfabetização da criança através do contato com uma gama variada de portadores de texto, com destaque especial aos livros de literatura infantil, hoje disponibilizados amplamente pela internet. A criança, ao ficar inserida nesse contexto, amplia seu mundo letrado rico em significados, desenvolvendo- se como cidadão participativo, mais autônomo e mais consciente dos seus direitos e deveres realizando melhor leitura do mundo que a cerca.
Sendo assim, com o computador e a tecnologia digital o aluno interage com os objetos de conhecimento de maneira mais rica. Cabe ao professor, como mediador desse processo, apropriar-se definitivamente destas ferramentas e mecanismos, que são as NTIC (Novas Tecnologias de Informação e Comunicação ), para que o aluno usufrua da diversidade textual contida nas telas,ampliando com isso suas possibilidades de escolhas.
A relevância política desse trabalho recai no fato de poder discutir a oferta dessa tecnologia na escola, como sendo o primeiro passo e oportunidade de participação efetiva da população mais desfavorecida na cyber cultura. Considerando a escola como direito de todos, ela tem papel fundamental no que se refere a inclusão digital, beneficiando dessa forma a sociedade como um todo.
Por outro lado, esse projeto de pesquisa tem uma relevância pedagógica, ao estimular a motivação para que alunos e professores usem ferramentas atualizadas e mecanismos de comunicação globalizados na busca e trocas de informações.
Portanto, o uso dos diversificados contos de fadas da literatura infantil associados aos recursos tecnológicos e potencializados pela mediação e intervenção do professor, poderá promover com sucesso, a alfabetização e o letramento de crianças com 5 e/ou 6 anos de idade.