trabalho faculdade
Ao tentar exercer essa missão, a escola acaba enfrentando alguns problemas, pois ao tempo que a mesma tem a obrigação de aceitar todos quantos forem necessário, a qualidade de ensino não consegue acompanhar de forma igualitária esse crescimento, criando um déficit na qualidade da educação ofertada.
Devido a essa problemática que a escola enfrenta, os resultados do desempenho escolar podem muitas vezes ser encobertos, passando a ilusão de muitos alunos estão sendo escolarizados, quando na verdade esta gerando-se analfabetos funcionais, que são aqueles alunos que vão passando de uma série para outra, mas sem o conhecimento básico necessário.
Apesar de que em muitas questões as escolas tenham muitas semelhanças em seus problemas relacionados ao crescimento, cada escola também vive uma realidade diferente no que diz respeito a autonomia em situações que podem por ela ser modificadas, dentro de certos limites, tornando se um modelo único, com características próprias, que sofrem influência das relações sociais que a cercam.
Hoje a escola tem que tentar deixar de ser um mero condutor de acesso a cultura ou conhecimento, e conseguir ser também um meio pelo qual aja interação social, e prepare cidadãos capacitados para o convívio na sociedade. E para tanto Freire (1996) nos atenta:
A escola é o lugar onde se faz amigos. (...) Gente que trabalha, que estuda. Que alegra, se conhece, se estima. (...) Numa escola assim vai