RELAT RIO NBR NM 248 2
Cliger Pereira Loureiro, wcardoso@ifes.edu.br; [2]
Kássia, pgbonella@hotmail.com; [3]
Leandro Henrique de Avila Lenz, leandrohlenz@gmail.com; [4]
Leandro Henrique de Avila Lenz, leandrohlenz@gmail.com; [4]
Resumo
O ensaio de granulométrica é utilizado para determinar a distribuição granulométrica do solo, ou em outras palavras, a percentagem em peso que cada faixa especificada de tamanho de grãos representa na massa seca total utilizada para o ensaio. A proposta do ensaio é determinar a granulometria dos agregados graúdos e miúdos utilizados na composição do concreto através do método de peneiramento, de acordo com a NBR NM 248:2003. Através dos resultados obtidos desse ensaio, podemos verificar o percentual de agregado retido em cada peneira, o módulo de finura e a dimensão máxima característica. Para o agregado miúdo temos um módulo de finura médio de 4,28 e uma dimensão máxima média de 2,36mm. Enquanto que para o agregado graúdo temos um módulo de finura médio de 0,76 e uma dimensão máxima média de 37,50mm.
Palavras chaves: agregados miúdos, agregados graúdos, módulo de finura, dimensão máxima.
1. INTRODUÇÃO
Granulometria é o termo utilizado para medir a proporção relativa, em porcentagem, dos diferentes tamanhos dos grãos que constituem o agregado. A composição granulométrica tem grande influência nas propriedades futuras das argamassas e concretos. É determinada por meio de peneiramento, através de peneiras com determinada abertura constituindo uma série padrão.
A granulometria determina, também, o diâmetro máximo do agregado, que é a abertura da peneira em que fica retida uma percentagem igual ou imediatamente inferior a 5%. Outro índice importante determinado pela granulometria é o módulo de finura, que é a soma das porcentagens retidas acumuladas divididas por 100.
Desta forma, temos por objetivo, ao término deste ensaio, determinar a composição granulométrica do agregado miúdo,