trabalho facudade
Durante os governos, principalmente de Vargas, foi feito um grande esforço para alavancar o futebol no país. A construção do Maracanã e a Copa do Mundo do Brasil (1950), por exemplo, foram na Era Vargas. A vitória no Mundial de 1958, com um time comandado pelos negros Didi e Pelé, o mestiço Garrincha e pelo capitão paulista Bellini, ratificou o futebol como principal elemento da identificação nacional, já que reúne pessoas de todas as cores, condições sociais, credos e diferentes regiões do país.
Índice [esconder]
1 Introdução do esporte
1.1 Outras versões
2 Primeiros campeonatos e clubes
3 Criação Brasileira
4 Críticas
5 A popularização e o fim do amadorismo
5.1 Início de uma nova era
6 O pós-amadorismo
7 Copas do Mundo
7.1 O Maracanazo e suas consequências
8 A era clássica
9 Pós-70
10 Reformulações
11 A nação exportadora
12 Ver também
13 Referências
14 Bibliografia
15 Leitura complementar
16 Ligações externas
Introdução do esporte[editar | editar código-fonte]
Como em muitos países, o futebol chegou ao Brasil nos pés de ingleses expatriados. No Brasil, é amplamente considerado que o pai do futebol foi Charles Miller, o filho de um empregado de uma empresa ferroviária. Miller, que era nascido no Brasil, foi à Inglaterra para estudar na Banister Court School. Lá, se tornou um admirador do futebol e quando retornou ao Brasil, em 1894, trouxe com ele duas bolas na mala.
“ Numa tarde fria de outono em 1895, reuni os amigos e convidei-os a disputarem uma partida de football. Aquele nome, por si só, era novidade, já que naquela época somente conheciam o críquete.
- Como é esse