trabalho etica
1. Entendendo a NR 10;
2. Riscos em instalações e serviços com eletricidade;
2.1. Choque Elétrico;
2.2. Arco Elétrico;
2.3. Campos Eletromagnéticos;
3. Cuidados nos trabalhos com Eletricidade;
4. Equipamentos de Proteção Coletiva
4.1 Equipamentos de Proteção Individual
4.2. Legislação Específica
5. Situação de emergência;
10.13. Responsabilidades;
10.14. Disposições finais.
1. Entendendo a NR 10
Em nosso pais possuímos uma legislação especifica referente a Prevenção de Acidentes do Trabalho, as Normas Regulamentadoras ou simplesmente NRs, como são comumente conhecidas.As frequentes mudanças nas relações de trabalho e as constantes inovações tecnológicas fazem com que seja necessário que essa legislação também seja atualizada, a fim de garantir que os ambiente de trabalho sejam cada vez mais seguros e saudáveis.
Para isso, uma comissão formada por representantes do Governo, Empresas e Trabalhadores, após amplos debates, estabeleceu diretrizes para melhoria e modernização das atividades de geração, transmissão, distribuição e trabalhos com energia elétrica, visando prioritariamente valorizar a proteção do trabalhador.
A principal novidade estabelecida na nova redação da NR 10 foi a criação exigência de um treinamento básico especifico em Segurança em Trabalhos com Eletricidade, com currículo específico e duração mínima 40 horas para todos os trabalhadores que exercem atividades em contato com instalações elétricas.
No Brasil, se considerarmos apenas o Setor Elétrico, assim chamado aquele que reúne as empresas que atuam em geração, transmissão e distribuição de energia elétrica, temos alguns números que chamam a nossa atenção. Em 2002, ocorreram 86 acidentes fatais nesse setor, incluídos aqueles com empregados das empreiteiras. A esse número, entretanto, somam-se 330 mortes que ocorreram nesse mesmo ano com membros da população que, de diferentes formas, tiveram contato com as instalações pertencentes ao Setor