Trabalho estudo dirigido
CURSO BACHARELADO EM ENFERMAGEM
DISCIPLINA DE MICROBIOLOGIA
PROF. Ms. ROBERTA SOLDATELLI PAGNO
ACADEMICA: PABLO DORNELES
DATA: 10/05/2012
Estudo dirigido 2
“A prática da enfermagem frente aos eventos adversos pós-vacinação”
1) A vacinação é a maneira mais eficaz de evitar diversas doenças imunoprevisíveis. Qual a importância do PNI (Programa Nacional de Imunizações)?
O sistema de VEAPV é operacionalizado por meio do manual, da lista de eventos de notificação, da ficha de notificação/investigação e do Sistema de Informação de Eventos Adversos Pós-Vacinação. Todos os casos suspeitos de EAPV devem ser investi gados e notificados como agravo de notificação compulsória, seguindo os critérios do PNI/MS e a lista de eventos, conforme Portaria nº 33/SVS/MS de 2005. Embora funcione regularmente, o sistema brasileiro, assim como o americano, é um sistema passivo, com várias limitações, dentre estas, a noti fi cação de casos relacionados temporalmente mas sem relação causal com as vacinações, o que prejudica, em algumas situações, a qualidade das informações geradas pelo sistema de informação.
2) Com o crescimento da população brasileira, ocorreu o aumento do número de doses de vacinas aplicadas e, conseqüentemente, a incidência de Eventos Adversos Pós-Vacinação (EAPV). Qual o conceito de EAPV? Qual a sua classificação?
Com o crescimento da população brasileira, ocorreu o aumento do número de doses de vacinas aplicadas e, consequentemente, a incidência de Eventos Adversos Pós-Vacinação (EAPV). Neste cenário, a preocupação da população com os EAPV pode tornar-se maior do que com a doença prevenida pela vacina. Este fato é uma das justificativas para a incorporação às ações dos serviços de saúde, da Vigilância dos Eventos Adversos Pós-Vacinação (VEAPV) e da análise constante dos possíveis riscos da utilização de uma vacina, o que exige, do profissional assistente, conhecimento técnico-científico para tomada de decisão, sobretudo, para