Trabalho Estatistica
DISCIPLINA .............: ESTATÍSTICA II
PROFESSOR: diego de faveri e RAFAEL GOLDSZMIDT
Alunas: mARIAH MEDEIROS , SARAH RESENDE e paula ponte
SEMESTRE/ANO: 1º/2014
Teste qui-quadrado
Exercício SEQ Exercício \* ARABIC 1
Para testar se o número de acidentes em uma rodovia se distribui, igualmente, pelos dias da semana, fizemos um teste de aderência, com as seguintes hipóteses:
Ho: As proporções de acidentes são iguais todos os dias
Ha: As proporções de acidentes não são iguais todos os dias
Conforme as tabelas abaixo, calculamos as proporções dos valores observados e esperados. A partir desses valores calculamos a estatística do teste ² = ∑ (f obs. – e esp.)²/e esp. O valor encontrado de ²obs. foi 12. Em seguida calculamos o ²crítico a partir da fórmula =INV.QUI(prob;gl), onde prob = 5% (nível de significância) e gl = linhas – 1, o valor encontrado de ²crítico foi 12,591. Dessa forma, não temos evidências para rejeitar a hipótese nula, pois o ²obs. está dentro do intervalo de aceitação.
gl= (n linhas - 1) X²crítico
6 12,5915872
Portanto, a letra C é a alternativa correta, uma vez as frequências de acidentes são iguais em todos os dias da semana.
Exercício 2
Para avaliar a relação entre o cargo que o funcionário ocupa e a sua posição no que diz respeito a equipes de trabalhos autogerenciadas, fizemos um teste de independência, com as seguintes hipóteses:
Ho: O cargo ocupado pelo funcionário e sua posição a respeito das equipes de trabalho autogerenciadas são independentes.
Ha: O cargo ocupado pelo funcionário e sua posição a respeito das equipes de trabalho autogerenciadas não são independentes.
Conforme as tabelas abaixo, calculamos as proporções dos valores observados e esperados. A partir desses valores calculamos a estatística do teste ² = ∑ (f obs. – e esp.)²/ e. O valor encontrado de ²obs. foi 8,18. Em seguida calculamos o ²crítico a partir da fórmula INV.QUI=(prob;gl), onde prob = 5% (nível de