Trabalho escolar 7o ano
A águia e a gralha
Uma Águia, saindo do seu ninho no alto de um penhasco, capturou uma ovelha e a levou presa às suas fortes garras. Uma Gralha, que testemunhara tudo, tomada de inveja, decidiu que poderia fazer a mesma coisa.
Ela então voou para alto, e tomou impulso, e, com grande velocidade, atirou-se sobre uma ovelha, com a intenção de também carregá-la presa às suas garras.
Ocorre que estas acabaram por ficar embaraçadas no espesso manto de lã da Ovelha, e isso a impediu inclusive de soltar-se, embora o tentasse com todas as suas forças.
O Pastor das ovelhas, vendo o que estava acontecendo, capturou-a. Feito isso, cortou suas penas, de modo que não pudesse mais voar. À noite a levou para casa, e entregou como brinquedo para seus filhos. “Que pássaro engraçado é esse?”, perguntou um deles.
“Ele é uma Gralha, meus filhos. Mas se vocês lhe perguntarem, ele dirá que é uma Águia.”
Autor: Esopo
Moral da História: __________________________________________________________________________________
(Disponível em: <http://sitededicas.uol.com.br/>. Acesso em: 29 jan. 2010.)
TEXTO 2
O lobo e sua sombra
Um Lobo saiu de sua toca num fim de tarde, bem disposto e com grande apetite. E, enquanto ele corria, a luz do sol poente batia sobre seu corpo, fazendo sua sombra aparecer refletida no chão.
Então ele viu aquela sombra de si mesmo projetada no chão. E, como a sombra de uma coisa é sempre bem maior que a própria coisa, ao ver aquilo, exclamou vaidoso: “Ora, ora, veja só como sou grande! Imagine eu, com todo esse tamanho, e ainda tendo que fugir de um insignificante Leão! Eu o mostrarei, quando o encontrar, se
Ele ou Eu, afinal, quem de verdade é o rei dos animais!”
E, enquanto estava distraído envolto em seus pensamentos e gabando a si mesmo, um Leão pulou sobre ele e o capturou.
Ele então exclamou com tardio arrependimento: “Coitado de mim! Minha exagerada autoestima foi a causa da minha perdição.”
Autor: Esopo
Moral da História: