Trabalho Energia Nuclear
Resumo
Esse estudo resume a trajetória da energia nuclear. Relata a história mundial e sua implantação no Brasil. Destacaremos o funcionamento de uma usina nuclear e todas as implicações que trás seus benefícios e possíveis problemas. Veremos também as barreiras que foram enfrentadas para que esse tipo de energia fosse utilizado, sobre princípios de conservação de energia e fontes não renováveis.
Palavras chaves:
Energia nuclear – Historia – Funcionamento – Benefícios e problemas
A história da energia nuclear Energia nuclear é a energia liberada em uma reação nuclear, ou seja, em processos de transformação de núcleos atômicos. Segundo o princípio de equivalência de energia e massa (observado por Alberth Einstein), durante reações nucleares ocorre transformação de massa em energia. Isso acontece com alguns isótopos de certos elementos, que tem a capacidade de se transformar em outros isótopos ou elementos, através de reações nucleares, emitindo energia durante esse processo. Essa energia foi descoberta por Halin, Strabmann e Meither, após observação de uma fissão nuclear, depois da irradiação de urânio com nêutrons. Uma das finalidades da tecnologia nuclear é gerar eletricidade, aproveitando o calor emitido na reação, para aquecer a água até que se torne em vapor, assim movimentando o turbo gerador em um reator de usina nuclear essa reação pode acontecer controladamente, ou descontroladamente em uma bomba nuclear.
Existem duas formas de reações nucleares: a fissão nuclear, que consiste na subdivisão do núcleo atômico em duas ou mais partículas, e a fusão nuclear, na qual ao menos dois núcleos atômicos se unem para formar um novo núcleo.
O caso mais interessante de reação nuclear se dá da possibilidade de provocar a reação mediante técnicas de bombardeamento de nêutrons ou outras partículas. Alguns nomes são muito importantes nesse processo de descoberta entre eles: Ernest Rutherford,