Trabalho empreendedorismo
Sabe-se que para um empreendedor obter sucesso em seu empreendimento, é necessário que o mesmo esteja atento e que se antecipe diante dos prováveis riscos e problemas que surgem durante o processo de planejamento de um novo negócio.
Para tanto, é fundamental que o empreendedor ao planejar, saiba identificar e avaliar as oportunidades que se enquadram ao perfil de seu empreendimento, tanto em questões estruturais e estratégicas quanto em questões de viabilidade do próprio negócio.
Assim, este trabalho visa mostrar ferramentas para que um empreendedor saiba identificar e avaliar seu negócio de forma que o mesmo venha minimizar os problemas futuros que o empreendedor possa enfrentar.
O MERCADO
O ambiente de negócios exige que o empreendedorismo esteja cada vez mais presente no dia-a-dia das organizações, mas a realidade brasileira exige algumas modificações para alcançar este estágio. Começar e operar um novo negócio envolve considerável risco e esforço, onde o empreendedor assume a responsabilidade e os riscos por seu desenvolvimento e sobrevivência.
O cenário ideal para o empreendedorismo passa pela soma de idéias inovadoras com investimento para viabilizar novos negócios competitivos e com boas práticas de governança. Apesar do número de empresas que fecham as portas antes de completarem dois anos de vida ainda ser expressivo, os índices de otimismo tanto do consumidor quanto dos empresários revela que o cenário empreendedor brasileiro é, no mínimo, promissor. O Índice de Confiança de Pequenos e Médios Negócios (IC-PMN) para o segundo trimestre de 2010 alcançou 74,9 pontos, em uma escala de 0 a 100 (o maior valor já registrado desde a criação do indicador, em 2008). A participação das micro e pequenas empresas na economia brasileira e na geração de empregos é outra prova disso. Segundo o SEBRAE-SP, o Brasil possui 5,1 milhões de empreendimentos, das quais 98% são micro e pequenas empresas (MPEs). Os pequenos negócios, formais ou