Tecnicas de negociação
Qual a importância do planejamento da negociação?
A preparação adequada para negociação pode proporcionar uma boa vantagem ao negociador, ao permitir a construção de uma base sólida para o processo de negociação, gerando a confiança necessária para se obter um bom resultado. É através do planejamento que parte todas as ações previstas para a negociação, é dela também que temos a oportunidade de fazer uma análise mais profunda do mercado e da própria organização.
O planejamento é uma peça fundamental que começa com a formulação dos objetivos, e estes está ligada a visão desta organização, aos seus propósitos futuros. A elaboração dos objetivos tem seus pontos chaves, que começam com a análise , quanto o ambiente externo, não adianta também planejar objetivos futuros que certamente não serão cumpridos, sendo o planejamento uma peça fundamental para a negociação, e é tão constante quanto às mudanças do mercado.
Quais são os problemas de conduta ética envolvidos no processo de negociação?
O cenário acelerado de mudanças bem como a alta competitividade no mercado impõe às empresas novos desafios e demandas. Produtividade, lucratividade e compromisso social são exigências rotineiras como requisitos básicos para a sobrevivência das organizações. Nesse contexto, tem crescido nos últimos anos a percepção sob a perda de ética em negociações comerciais. Dessa forma, cria-se um grande desafio na área em alinhar estratégias para sanar problemas do não cumprimento da Ética. A gestão da ética nos negócios e das relações de trabalho é um dos pilares de sustentação das empresas. As instituições que pretendem ter vida longa necessitam estabelecer relações éticas com todos os seus públicos. Em negociações comerciais, a necessidade da existência de regras de comportamentos bem como direitos e deveres respeitados e obedecidos é talvez ainda mais importante.
Em negociações comerciais, o grande negócio é ser ético. Embora o comportamento