Trabalho Emi
TERCEIRA GERAÇÃO MODERNISTA
Contexto
Alterações histórico-sociais profundas de 1922, 1930 a 1945: consequências da Segunda Guerra Mundial, queda de Getúlio Vargas e o fim do Estado Novo e a ascensão de uma nova Constituição. É uma sociedade mais complexa, comportamentos coletivos e individuais mais sofisticados.
Prosa
A abordagem psicológica é mais profunda e detida, o regionalismo apresenta linguagem renovada, conteúdos universais e de problemas de sobrevivência.
Poesia
Preocupação formal, detecta-se constância na elaboração técnica e proximidade dos clássicos antigos. A linguagem revela erudição, a tematização mais comum é a problemática existencial e a atitude de denúncia social.
Guimarães Rosa
Nasceu em Cordisburgo em 1908 e morreu no Rio de Janeiro em 1967. Formou-se médico e exerceu pelo interior mineiro, manifestava interesse pela vida, cultura e linguagem dos sertanejos. Foi um estudioso de línguas e fez carreira diplomática, e três dias antes de sua morte, entrou para a Academia Brasileira de Letras.
Características estilísticas
Foi um inovador. Seu regionalismo se prende a região do sertão mineiro. Atinge o universal com a percepção dos problemas vitais. Temática que envolve indagações sobre o destino, Deus e o diabo, o bem e o mal, a morte e o amor. Distingue-se também pela linguagem, onde explorou os diversos valores do signo, criou palavras, usou arcaísmos e aproveitou-se de outras línguas modernas, e recorreu também ao grego e ao latim.
Grande Sertão: veredas
Narrado em 1ª pessoa por Riobaldo que conta a historia de sua vida, foi cangaceiro na região norte do sertão de Minas Gerais. Trata-se de uma conversa do narrador com sua própria consciência, é um longo monólogo. Riobaldo é um típico homem sertanejo em sua linguagem e comportamento, em sua narrativa ele cruza várias histórias com seu enredo. A essência do livro é o envolvimento do protagonista com um bando de