Trabalho Em Grupo
Como o livro foi utilizado com crianças em idade de alfabetização, podemos explorar tanto aspectos da história em si quanto em relação a letras, cores, números... Seguem algumas dicas:
1. Perguntar se as crianças já tiveram contato com alguma outra obra do autor, como por exemplo "O menino maluquinho", que é bastante conhecido;
2. Pedir para que as crianças contem os dedinhos;
3. Explorar as cores de cada página;
4. Podemos perguntar quais as possíveis explicações para os "apelidos" de cada um dos dedos. Essa parte foi a que mais explorei na minha experiência.
Ex:
"- Por que o dedo médio também é chamado de "pai-de-todos"? "
"- Porque ele é o maior de todos." - (Uma das respostas das crianças).
Em relação aos dedos chamados "mata-piolhos" e "fura-bolos", também foi possível questionar sobre as experiências das crianças.
Ex:
"- Quem já teve piolho?"- Algumas crianças respondiam que já haviam tido e assim eu perguntava:
"- Como a mamãe matou o piolho?" - E as crianças faziam o gesto com as mãos utilizando o polegar. A partir da experiência relatada, era possível atribuir significado aos apelidos dados aos dedinhos;
5. Pedir as crianças que mostrassem nas suas mãozinhas os dedos que estavam sendo apresentados em cada página;
6. Questionar as crianças sobre as emoções e sentimentos esboçados pelos personagens a partir da expressão do rosto de cada um.
Ex.
"- O vocês acham que o polegar está sentindo?" "- Raiva tia!" "- Por que?" "- Ele tá com a cara brava!" "- Está com cara de monstro!"
A partir desse tópico é possível explorar em que situações as crianças também expressaram esses sentimentos, promovendo o diálogo e a interação entre as