TRABALHO EM GRUPO
1. CONCEITO
Grupo é um conjunto de duas ou mais pessoas ou mais pessoas que interagem entre si de tal forma que cada uma influencia e é influenciada pela outra. (Wagner III e Hollenbeck).
2. POR QUE FORMAMOS GRUPOS?
Necessidade: Parece que não é errado dizer que nem sempre os seres humanos viveram em grupo, formando o que chamamos de sociedade. Também não erramos quando afirmamos que o ser humano está, constantemente, insatisfeito. E se está insatisfeito é porque possui necessidades. Essa parece ser a principal e, talvez, primeira explicação para a organização das sociedades humanas: A satisfação das necessidades. Sendo assim, podemos dizer que as pessoas gostam de estar sozinhas, mas vivem em grupos. Gostam de estar sozinhas porque a solidão permite liberdades que não é possível no grupo. Mas necessitam do grupo porque nem tudo de que precisam conseguem isoladamente. O grupo, portanto, nasce dos interesses pessoais e das necessidades dos indivíduos.
Segundo a teoria de Maslow, as necessidades humanas podem ser agrupadas em cinco níveis:
Fisiológicas (básicas, físicas: água, comida, ar, sexo, etc.) – quando não satisfeitas, ficamos mal, com desconforto, irritação, medo, doentes.
Segurança – Constantemente fugimos dos perigos, buscamos abrigo, segurança, proteção e estabilidade. (Busca por Religião/Crença)
Sociais – O ser humano precisa amar e pertencer. Tem a necessidade de ser amado, aceito e querido por outros. Nós queremos nos sentir necessários a outras pessoas ou grupos de pessoas (tribo: no local de trabalho, igreja, família, clube ou torcida). Todos esses agrupamentos fazem com que tenhamos a sensação de pertencer a um grupo, ou uma “tribo”. Política, religião e torcida, são as tribos modernas. Status ou Estima – O ser humano busca ser competente, alcançar objetivos, obter aprovação e ganhar reconhecimento. Há dois tipos de estima: a auto-estima e a hetero-estima. A primeira é derivada da proficiência e