trabalho em grupo
Rodolfo Gonzaga da silva
O PROCESSO DE CONSTRUÇÃO DAS POLITICAS DE PROTEÇÃO AO IDOSO
Olho d’ água das Flores
2013
Rodolfo Gonzaga da Silva
Trabalho apresentado ao Curso (serviço social) da UNOPAR - Universidade Norte do Paraná, para as disciplinas: Estatística e Indicadores Sociais , Trabalho Profissional , Processo de Trabalho e Serviço Social e Oficina de Informação – Tecnologia da Informação .
Prof.Clarice da Luz KERNKAMP/Valquria APªCapriole/Maria Lucimar Pereira/Maria Angela Santine/Rodrigo Trigueiro/Jossan Batistute.
Olho d’agua das flores-AL
Maio de 2013
INTRODUÇÃO
O objetivo do trabalho é analisar e discutir o processo de construção das politicas de proteção ao idoso, os direitos humanos das pessoas idosas, identificar desafios e avanços da população idosa. A fim de fornecer instrumentos práticos para auxiliar na formulação de Políticas para a população idosa Inicialmente, abordaremos o surgimento dos direitos humanos e como este se direciona a população idosa. Em seguida, abordaremos o processo histórico em que surgem os direitos destinados, à pessoa idosa, no que diz respeito à Política Nacional do Idoso e ao Estatuto do Idoso. A Constituição Federal de 1988, a Política Nacional do Idoso, Estatuto do Idoso e a Política de Assistência Social, compõem a nova institucionalidade de proteção ao idoso no Brasil, todos estes conjuntos de leis, políticas e regulamentações, fortalecem a melhoria das condições de vida e de cidadania para esta parte da população que necessita de atenção constante e reconhecimento aos seus direitos. Diante da Constituição de 1988, a sociedade passou a ter uma participação na garantia e na elaboração de leis que visam atender as