TRABALHO EM GRUPO – TG TEXTO “REINVENÇÃO” DE CECÍLIA MEIRELES
A poetisa e pedagoga Cecília Meireles dedicou sua vida a literatura e a pedagogia. Por ser muito empenhada e dedicada conseguiu conciliar as duas profissões. Agiu deste modo, para que seu trabalho fosse visto pela sociedade e pelos sistemas educativos. E por isso, enfrentou inúmeros obstáculos e perseguições políticas, os quais ela resistiu com muita determinação e ousadia. A perseverança da poetisa contribuiu para o desenvolvimento de sua voz poética nos campos, os quais atuavam. Por isso, o momento histórico em que viveu e trabalhou mesmo cheio de tensões e conflitos políticos-ideológicos, proporcionou a renovação de valores e a reconstrução nacional.
Os temas debatidos nas obras de Cecília são muitos, por exemplo, sonho, fantasia, solidão, tristeza, tempo entre outros. E no poema reinvenção, estes também se faz presente, dando ênfase à temporariedade das coisas. É perceptível como a poetisa demonstra seu lirismo ao longo dos versos analisados, enfatizando a importância da “vida” e a “reinvenção” da mesma, através da linguagem reivindicando renovação.
Sendo assim, os versos conceitos “A vida só é possível reinventada” das estrofes dois e cinco do poema “Reinvenção”, não referem apenas à afirmação existencial. Mas, interpretando a palavra reinvenção no contexto do verso e do poema, percebe-se que ela faz menção à locomoção divina da inspiração, ou seja, lembra que a insatisfação com a situação real torna possível reinventar a realidade ou criar um mundo imaginário.
Após a primeira Revolução Industrial no período romântico que a palavra reinvenção foi ordem na criação poética, segundo o teórico Novalis. De tal modo, que desde o século XVIII a poesia pode desprender-se do principio da imitação. Talvez devido a este momento histórico, seja possível perceber o quanto a autora explicitou o eu poético nos versos que estão em análise. Já que Cecília é uma autora contemporânea, não pertencia a nenhuma escola literária específica, mesmo que seja do