TRABALHO EM GRUPO Novembro 2014
Aluno(s)
Lincoln Abraão de Freitas Dias – RA: 1439624
Polo
Uberlândia – MG
Período 2014 – Segundo Bimestre
a) Qual a visão do autor acerca do neoliberalismo?
R: O autor acredita que o neoliberalismo é um corpo de doutrinas coerente, autoconsciente, militantes, lucidamente decidido a transformar todo o mundo a sua imagem, em sua ambição estrutural e sua extensão internacional. A ideia de Perry Anderson é apresentar uma retrospectiva histórica sobre a perspectiva neoliberal, demonstrando que esta se trata de uma mera volta ao liberalismo clássico, mas possui uma estruturação própria e responde a interesses específicos de um momento da organização capitalista.
b) Que tipo de promessas o projeto neoliberal oferece?
R: Tirar o estado de toda e qualquer função econômica, inclusive reguladora, e com o propósito de combater o keynesianismo e o solidarismo, além de propor as bases do que seria o capitalismo futuro, livre de regras e com as promessas de elevar as taxas de juros, baixar drasticamente os impostos sobre rendimentos altos, abolir controles sobre os fluxos financeiros e cortar gastos sociais.
c) Na visão do autor, as promessas foram cumpridas?
R: O autor argumenta que a popularização do modelo neoliberal não deve ser vista como hegemonia plena, pois o conjunto de ideias em sua plenitude, não foi aplicado em nenhuma nação, e cada país adequou a receita a sua realidade social, política e econômica. O autor explica que o neoliberalismo conseguiu essa parcela de hegemonia pelos êxitos econômicos que alcançou: diminuiu a inflação, recuperou os lucros, ampliou o desemprego, enfraqueceu os sindicatos e gerou um bom grau de diferença entre os altos e os baixos salários. Entretanto, a hegemonia não foi plena porque o modelo neoliberal também falhou, no caso porque: O crescimento econômico ficou abaixo do esperado, houve incentivo a especulação financeira, os gastos do Estado com desempregados e pensões aumentaram e, ainda como