Trabalho Em Grupo Geografia Da Industria
D O R I V A L G O M E S F ER R E I R A
ELINES TOMÉ VILELA
FABIO DOS REIS CARVALHO
A situação da classe trabalhadora na Inglaterra.
OURO PRETO – MG
2015
D O R I V A L G O M E S F ER R E I R A
ELINES TOMÉ VILELA
FABIO DOS REIS CARVALHO
A situação da classe trabalhadora na Inglaterra.
OURO PRETO – MG
2015
Resenha ENGELS, Friedrich. As grandes cidades. A situação da classe trabalhadora na Inglaterra. Edições afrontamento. 1975.
O autor da obra nos relata que a guerra social e a guerra de todos contra todos está abertamente declarada. Tal como, as pessoas não se consideram reciprocamente senão como sujeitos utilizáveis; cada um explora o parceiro, e o resultado é que o forte calca aos pés o fraco, e que o pequeno numero de fortes, quer dizer, os capitalistas, se apropriam de tudo, enquanto que ao grande numero de fracos, aos pobres, não lhes resta senão a própria vida, e a justa. As condições das classes trabalhadoras eram péssimas, pois os salários eram baixos e mal dava para comprar os produtos básicos, e muitos que não tinham empregos fixos morriam de fome e a causa de suas mortes era modificada pela burguesia que mentiam sempre sobre a tal situação a qual passava o país.
O texto nos mostra uma diferencia social muito grande desde daquela época, onde os pobres faziam parte da classe trabalhadora, na qual era responsável pela riqueza da burguesia, eram obrigados a morar em lugares de péssima reputação e isolados. É relatado no texto por volta de 1840 que, em várias partes da Inglaterra os trabalhadores viviam em péssimas condições e as viúvas desses trabalhadores, sejam comuns ou policiais viviam em condições subemendas e acabavam morrendo de fome e de doenças causadas pelas más condições na qual eram submetidas a