TRABALHO EM GRUPO 2015
TRABALHO EM GRUPO 2015
Alunos:
Eduarda Abade R.A 1517281
Renata Guimarães R.A 1514069
Roseli Francisco R.A 1502669
Rodrigo Correia R.A 1513324
Wellington Rodrigues R.A 1516666
Polo Diadema
Ano 2015
Questão
A Weg está claramente focada em negócios B2B, ou business-to-business, onde comercializa produtos e serviços voltados para o mercado empresarial/ industrial. Ou seja, os clientes da Weg são empresas, e não pessoas físicas.
Produtos e serviços voltados para pessoas físicas são negócios B2C, ou business-toconsumer, como chocolates, absorventes higiênicos femininos e consoles de videogames.
Entretanto, o texto sobre investimento na China cita “linha branca” e “lavadoras de roupa”.
Como seria possível afirmar que esses investimentos na China significam uma mudança de estratégia passando a atingir também negócios B2C?
Não é possível afirmar que o caso em questão trata-se de uma mudança de estratégia, trata-se de uma expansão das atividades da empresa, que até então eram focadas apenas no mercado Brasileiro como o próprio texto diz:
"Com a compra de duas empresas na China, a WEG, fabricante de motores elétricos e equipamentos eletroeletrônicos com sede em Santa Catarina, deu mais um passo para a internacionalização de suas operações. O negócio anunciado envolve três fábricas e marca para a companhia o início da produção internacional de motores para linha branca, que até então estava concentrada no Brasil, com contribuição potencial de US$ 100 milhões ao faturamento em 2014". Em entrevista dada a Antônio Barros do CEBC (Conselho Empresarial Brasil-China) o Diretor Superintendente da Weg Motores Siegfried Kreutzfeud, afirma que o objetivo da empresa é expandir a produção para continentes estratégicos, com o fim de aproximar a empresa destes mercados1.
Sendo assim podemos afirmar que a WEG mantém sua estratégia focada no mercado B2B e não no mercado B2C, pois tais aquisições são de empresas que produzem bens