Trabalho em grupo-1ºsemestre administração
O principal objetivo deste trabalho é realizar um estudo sobre o texto A Copa do Mundo é nossa, mostrando os elementos de linguagem, enunciação (tipo de enunciador), identificar os elementos verbais e não verbais que contribuem para construir a imagem do orador. Assim como também as figuras encontradas, com o objetivo principal de discutir as questões apresentadas nos itens 14 e 15 do texto em questão.
2. DESENVOLVIMENTO
2.1. Enunciação
2.2. Linguagem verbal e não verbal
2.3. Figuras
2.1-ENUNCIAÇÃO
Ao enunciar um discurso, o orador deve se preocupar tanto com o conteúdo a ser transmitido quanto com a sua postura física e emocional. O discurso deve tender à universalidade que, para atingir o seu fim, deve apagar as marcas da particularidade, na qual está inserido o enunciador. Embora haja outros tipos de enunciador, como o de identificação e o singularizado, o enunciador universal é o que deve prevalecer.
Em se tratando do enunciador universal, o uso da terceira pessoa é a mais aconselhável. E mesmo que o orador use a primeira pessoa (eu), o teor da mensagem deve caminhar para o universal. Opiniões são opiniões e não refletem a verdade dos fatos. Em Espiritismo, que já tem um corpo doutrinário estabelecido, o "eu acho", o "eu penso" e o "eu creio" deveriam ser rechaçados, e usados somente como força de expressão, pois a convicção doutrinária oferece-nos elementos substanciais para afirmações mais concretas.
Enunciação pressupõe destinação. O destinatário também tem que ser universal. Não é recomendável que o orador dirija-se a uma pessoa em particular. É possível que, durante a sua exposição, separe pessoas e grupos, mas que fique apenas no campo do exemplo. A universalidade significa um conhecimento abrangente, um conhecimento que tende para a verdade, um conhecimento que capte os princípios fundamentais de uma ciência, de uma filosofia, de uma religião.
O enunciador veio nesse caso, para enunciar tal qual o semeador veio para