TRABALHO EM EQUIPE
RESUME-SE A DEFINIR FUNÇÕES E CRITÉRIOS DE AVALIAÇÃO ASSOCIADOS AO DESEMPENHO DAS FUNÇÕES NA EQUIPE.
(Obs: Esta é uma proposta preliminar para funções, podendo existir diversas outras funções de acordo com o trabalho proposto)
FUNÇÕES INICIAIS PROPOSTAS:
LIDERANÇA - Determina fluxo sistemático de eventos, aplica modelos de avaliação de necessidades e planejamento, dirige e controla fluxo de recursos.
VICE-LIDERANÇA – Substitui o Líder em caso de ausência. Determina metas e objetivos, identifica critérios de desempenho, limites, pressões, determina seqüência de atividades e estratégias de ação consistentes com metas e objetivos.
RELATOR/APRESENTADOR – Transcreve e apresenta os resultados de maneira coerente e compreensível ao público-alvo.
PESQUISADOR/INDICADOR - Elabora modelos para coleta de dados, recomenda fontes ou pessoas para pesquisa, recolhe informações sobre dados existentes e como as coisas estão sendo feitas, identifica as informações necessárias, as fontes de conhecimento básico necessário, traz o que é necessário para o grupo
DESIGNER/PROGRAMADOR – Trabalha com expressões gráficas do trabalho e linguagem de programação propriamente dita.
CRITÉRIOS DE AVALIAÇÃO PROPOSTOS:
Clareza no desenvolvimento e estrutura das atividades;
Organização metodológica das atividades práticas;
Identificação da relevância do temas desenvolvidos nas atividades;
Atenção às especificações técnicas no desenvolvimento das atividades;
Postura de apresentação dos resultados das atividades;
Compromisso ético;
Participação da equipe (avaliação dos pares).
No tocante a avaliação dos pares, torna-se evidente para desenvolvimento de competências de trabalho em equipe a necessidade de uma auto-avaliação dos discentes e uma avaliação dos pares. Tal avaliação dos pares envolve uma análise crítica de cada componente da equipe realizada pelos líderes e a análise da liderança do ponto de vista dos demais componentes. Sendo está avaliação