Trabalho em equipe: uma vantagen competitiva
ETAPA-01
O pensamento sistêmico é a compreensão de todas as partes de uma organização em beneficio de todos e/ou totalidade.
Com a globalização e a evolução tecnológica, a visão sistêmica se tornou um fato, aonde os problemas são analisados por partes, mas coma intenção de melhoria do todo, o pensamento sistêmico é fundamental nas organizações profissionais e pessoais, pois existem problemas que devido seu grau de complexidade fica muito difícil de interpretar e resolver.
O grande desafio na visão sistêmica e o acúmulo de riquezas nas mãos de poucos, trazendo assim a desigualdade social e miséria, aonde o acesso a tecnologia, educação e cultura se restringem as condições financeiras. Este pensamento individualista e retrogrado vai contra a visão sistêmica que analiza o todo como objetivo sem privilegiar uma parte isoladamente.
A humanidade já esta “enraizada “ a está forma de pensamento, tal modo de pensar não apenas no ponto de vista de organizações mais das pessoas deve ser erradicado.
Tais mudanças não necessariamente devem vir apenas dos lideres, mais podem partir de qualquer parte, no caso de organizações, tendo base no contexto identificando quais mudanças se fazem necessárias, lideres com visão sistêmica devem ser inovadores, confiantes e assumirem riscos nem sempre calculados, de modo à setorizar o todo e identificar o inicio do local a receber as mudanças.
Um líder não implementa mudanças sozinhas, e necessárias principalmente o apoio de colaboradores “chave”, da organização, porque até porque ate às pequenas mudanças em um a organização pode afetar o todo de maneira significativa. Delegar poderes e necessário, o centralismo existente em algumas organizações dificulta as mudanças e vai contra o principio da visão sistêmica.
Incentivar os colaboradores subdividindo as etapas do processo e criando um clima de sucesso ao atingir as metas.
A globalização e um fator imprescindível nas mudanças organizacionais