TRABALHO Eler
REGIMES TRIBUTÁRIOS
Contagem
06/05/2014
Sumário
Introdução 3
Formas de Tributação 4
Regimes Tributários e seus encargos 4
Simples Nacional 4
Lucro Resumido 6
Lucro Real 8
Conclusão 10
Referências Bibliográficas 11
INTRODUÇÃO
O trabalho a seguir visa nos apresentar as vantagens da empresa que opta pelo regime de tributação correto. Através de cálculos tributários, a empresa conseguirá encontrar o melhor resultado econômico para a empresa, minimizando os impostos, decorrentes da receita (faturamento), e automaticamente obter um maior lucro. Este trabalho irá demonstrar o quanto é importante, o contador e empresários terem conhecimento sobre a definição tributária. Uma vez escolhido, o mesmo só poderá ser alterado no ano seguinte, mas esse período é o bastante para uma empresa que está iniciando suas atividades ou que encontra-se em crise financeira. Caso escolham o regime menos favorecido à condições da empresa, poderá levar a mesma a falência.
Diante disso, uma pesquisa sobre
Planejamento Tributário, poderá promover uma ajuda aos profissionais ampliando as possibilidades de redução no recolhimento dos impostos.
Através de cálculos fictícios, aplicado à uma situação real, irá nos garantir uma visão geral do melhor regime a ser escolhido.
Demonstrando assim as alíquotas aplicáveis, e os benefícios oferecidos pela tributação correta, de acordo com a atividade e faturamento de cada empresa.
FORMAS DE TRIBUTAÇÃO
1. Simples Nacional
2. Lucro Presumido
3. Lucro Real
REGIMES TRIBUTÁRIOS E SEUS ENQUADRAMENTOS
A escolha do regime tributário e seu enquadramento é que irão definir a incidência e a base de cálculo dos impostos federais.
No Brasil existem quatro tipos de regimes tributários mais utilizados nas empresas, nos quais estas podem se enquadrar de acordo com as atividades desenvolvidas: Convém ressaltar que cada regime tributário possui uma legislação própria que