TRABALHO ECONOMIA
2) O PNB possui a seguinte fórmula: PNB = PIB + RLFE. O RLFE (Renda Líquida de Fatores Externos) é a remuneração dos ativos pertencentes a estrangeiros. Pode ser divido em duas categorias internamente: RE (Renda Enviada ao Exterior) – parte da produção interna não pertence aos nacionais, principalmente capital e tecnologia – e RR (Renda Recebida do Exterior) – recebemos renda devido à produção de nossas empresas operando no exterior). Logo, RLFE = RR – RE e o PNB é a renda que efetivamente pertence aos nacionais, já que inclui a renda recebida de nossas empresas no exterior e exclui a renda enviada ao exterior pelas empresas estrangeiras localizadas no Brasil.
*No Brasil, a RLFE é também conhecida como Renda Líquida Enviada ao Exterior, já que como na maioria dos países emergentes, ela é sempre negativa, o que tende a deixar o PIB maior que o PNB.
*RLFE é a remuneração dos ativos pertencentes a estrangeiros.
*ativos: são representados pelos bens e direitos que uma empresa possui e que possam ser valorizados em termos monetários.
3) O PNB de um país será maior que o PIB quando o país receber mais renda do exterior do que entregar, ou seja, quando a RLFE (RLFE = RR – RE) for positiva, já que PNB = PIB + RLFE. Isso ocorre nos países de primeiro mundo, tal como no Japão, EUA, Alemanha etc.
4) PIB Nominal: calculado a preços correntes (básicos), ou seja, no ano em que o produto foi produzido e comercializado.
PIB Real: calculado a preços constantes, eliminando o efeito da inflação. – calculada a produção com o preço de outro ano.
Série nominal > deflacionar (índice de preços) > séria real #PNB da mesma forma...
5) A diferença existente entre o PNB a ‘’preços de mercados’’ e o PNB a ‘’custo de fatores’’, é que no primeiro caso, já há a inclusão de impostos e subsídios, enquanto no segundo não (corresponde ao preço que