TRABALHO ECONOMIA
Faculdade de Serviço Social- 2°Período
Economia Brasileira
Docente: Daniel Reis
Discentes: Carla Fernandes
Kyvia Gurgel
Mayara Araújo
Rafaela Marques
Tailaine de Souza
Questões dos capítulos 13 ao 17
Capítulo 13- Economia Agroexportadora
QUESTÃO 1:Quais as características da economia brasileira na República Velha que justificam chamá-la de economia primário-exportadora?
A economia brasileira dependia do bom desempenho das suas exportações, que nesse período limitavam-se apenas a algumas commodities (produtos primários). O que mudou ao longo do tempo, foram os produtos destinados ao mercado estrangeiro. A economia primário-exportadora era voltada, para a produção de um produto principal, e suas vendas eram concentradas para o mercado externo. Essa foi à forma de inserção da economia brasileira no mercado mundial, um desenvolvimento voltado para fora.
QUESTÃO 2:Que tipo de problemas enfrenta uma economia com características agroexportadoras?
Os bons resultados na economia brasileira estavam ligados ao desempenho das exportações, o que a torna vulnerável. Se a economia internacional entrar, em crise o rendimento das exportações brasileiras, entram declínio. Pois não haverá demanda, ocasionando grandes dificuldades, já que todas as atividades dependiam aparentemente do bom resultado das exportações do café. Com a economia voltada para esta produção, que era o setor mais produtivo, havia pouco investimento nos demais setores, e uma acumulação na atividade principal, o que causava uma elevada desigualdade na distribuição de renda. Não havia outros investimentos, era tudo importado, pois qualquer problema com mercado internacional, também diminuía as importações, afetando diretamente o consumo da sociedade.
QUESTÃO 3:Descreva alguns mecanismos utilizados pelo Brasil durante a fase agroexportadora para enfrentar problemas de queda de preços no mercado internacional de café.
A desvalorização cambial e a política de valorização