Trabalho Da Aps
A ordenação pelo método da bolha é notavelmente lenta, mas é ela conceitualmente o mais simples dos algoritmos de ordenação e, por esta razão, é um bom começo para nossa exploração das técnicas de ordenação.
Ordenação pelo método da bolha nos jogadores de beisebol
Imagine que você seja míope (como um programa de computador), de modo que possa ver apenas dois jogadores de beisebol ao mesmo tempo, caso eles estejam próximos um do outro e você esteja muito perto deles. Dado esse impedimento, como você os ordenaria? Vamos assumir que haja N jogadores e as posições onde eles estão sejam numeradas a partir de 0 à esquerda até N-1 á direita.
A rotina de ordenação pelo método da bolha funciona assim, você inicia na extremidade esquerda da linha e compara as duas crianças nas posições 0 e 1. Se a da esquerda (em 0) for mais alta, você irá trocá-las. Se a da direita for mais alta, você não fará nada. Então você desloca-se uma posição adiante e compara as crianças nas posições 1 e 2. Novamente, se a da esquerda for mais alta, você irá trocá-las. Esse processo de ordenação é mostrado na Figura 3.3.
Eis as regras que você está seguindo:
1. Compare dois jogadores.
2. Se o da esquerda for mais alto, troque-os.
3. Desloque-se em uma posição à direita.
Você continuará deslocando-se ao longo da fila desse modo até que atinja a extremidade direita. Você não terminou de modo algum a ordenação das crianças, mas você sabe que a criança mais alta está à direita. Isso tem que ser verdadeiro porque, assim que encontrar a criança mais alta, acabará trocando-a sempre que comparar duas crianças, até que finalmente ela tenha atingido a extremidade da fila. É por isso que é chamado de ordenação pelo método da bolha: à medida que o algoritmo avança, os itens maiores "surgem como uma bolha" na extremidade superior do vetor. A Figura 3.4 mostra os jogadores de beisebol ao final da primeira passagem.
Depois desta primeira passagem por todos os dados, você faz